O tupi na geografia nacional

é o problema linguístico atinente aos nomes geográficos de procedência tupi.

Firmando este ponto, é mister, ainda, considerar que o tupi, como todas as línguas bárbaras, sem cabedal literário, ou com arte e vocabulário organizados por estranhos, é sujeito aos defeitos comuníssimos da homografia e da homofonia. Palavras, na verdade, diferentes, soaram e escreveram-se por forma idêntica nos primeiros vocabulários.(251) Nota do Autor

Além disso, os dialetos numerosos, entre as tribos selvagens, não consentem palavras com formas fixas e definidas, entrando os vícios de pronunciação, as modalidades do falar como causas inevitáveis da variação dos vocábulos.(252) Nota do Autor

As dificuldades do interpretador salientam-se ainda se se considerar que o tupi, em contato com outras línguas americanas, como tantas houve no âmbito do Brasil e nas suas fronteiras, não poucos vocábulos estranhos adquiriu, como não poucos foram os que o português, por si mesmo, assimilou do quíchua, do kariry e dos que geralmente se designam pelo nome tapuya. Daí, a necessidade, para quem interpreta, de bem conhecer o tupi e os seus principais dialetos, e de guardar a mais cautelosa reversa no decidir-se pela nacionalidade de um vocábulo duvidoso.

Este preceito é tanto mais de observar-se quanto é certo que, não raro, os interpretadores se deixam possuir de verdadeira obsessão, querendo ver vocábulos tupis em quanta palavra espúria se lhes apresenta, com estrutura aparentemente brasílica.

O nome Jurumenha, por exemplo, que se encontra, entre nós, designando uma vila obscura do Piauí, pode induzir em erro, pela sua estrutura tupi, o interpretador que não se recordar de que esse nome é de procedência lusitana e lembra um povoado alentejano sobre a margem direita do Guadiana.

Von Martius interpretou-o como tupi, decompondo-o em Jerumú-meeng, e traduzindo - dar abóboras.

Assim é que José de Alencar, nas suas notas ao romance Iracema, interpretou como tupi a palavra Mecejana, derivando-a de Mo-cejar-ana, quando é sabido ser esse o nome de uma antiga vila portuguesa, nos campos de Beja, no Alentejo.

O tupi na geografia nacional - Página 175 - Thumb Visualização
Formato
Texto