[Ver ilustração no original]
da região, aumentando sua intensidade e frequência à medida que se caminha para o sudoeste de São Paulo e norte do Paraná. O paralelo 24° S pode ser considerado, grosso modo, como o limite polar de expansão das plantas tropicais no interior da região do planalto.
Condições humanas
Deixando de lado o período das entradas e bandeiras, que é mais de interesse histórico do que econômico, os dois movimentos mais importantes de povoamento e utilização da terra a serem registrados são os determinados pela descoberta do ouro e pedras preciosas no chamado quadrilátero auroferrífero de Minas Gerais e o provocado pelo desenvolvimento da lavoura cafeeira no Vale do Paraíba e no planalto sedimentar de São Paulo.
O povoamento da zona de mineração foi, podemos dizer, essencialmente autóctone, isto é, realizado à custa dos deslocamentos de população de outras regiões do país. No caso do povoamento provocado pela expansão da lavoura cafeeira juntou-se, ao deslocamento de população de outras zonas do país, a contribuição do imigrante europeu,