História da alimentação no Brasil – 2º volume: sociologia da alimentação

como faz a criança, pai do homem. Na África Oriental esse iniciador é o macaco. Desde que o macaco coma, o homem pode imitá-lo sem susto(283) Nota do Autor.

Estudando os bacaeris, caraíbas do Mato Grosso, J. Capistrano de Abreu(290) Nota do Autor registra uma lista de animais senhores de elementos naturais, alimentos e utensílios. Assim o martim-pescador (Ceryle torquata L.) é senhor do peixe, e o veado, senhor da mandioca. Teriam sido os reveladores, com as funções do macaco africano do levante.

Tem faltado à cozinha, nesses derradeiros séculos, o prestígio do conceito verbal. Además de las palabras que designam cosas materiales o espirituales cada generación necesita unos cuantos vocablos donde alojar sus entusiasmos, observou Ortega y Gasset.

Cada período histórico possui realmente seu vocabulário que não é destinado unicamente à transmissão de imagens mentais mas constitui norma intransponível de conduta grupal. Afere-se da contemporaneidade e equilíbrio pessoal, pelo maior ou menor respeito e uso dessa linguagem onde os entusiasmos serão obrigados. Entusiasmos? Os dogmas sucessivos da religião social vigente.

O critério divisor para gregos e romanos classificarem o bárbaro era a linguagem ininteligível. Exilado no Mar Negro, lamentava-se Ovídio: Barbarus hic ego sum, quia non intelligor illis. Não entendendo os nativos, bárbaro era ele, letrado e romano.

Os homens vivem teoricamente por um ideal ou convenção, e praticamente pela sua expressão comunicante no vocabulário privativo e consagrado.

Para mim o conceito diferencial entre a nossa e a sociedade de outrora decorre do complexo verbal orientador. As palavras governam, distinguem, dividem, quando se estratificam em leis normativas, criadas pelo costume, gerado pela palavra norteadora. No mesmo momento histórico o país, população, recursos econômicos inalterados, tudo se transforma quando o vocabulário governamental, a voz oficial, emprega outra acepção funcional com as palavras comuns. É a primeira e mais definitiva impressão da metamorfose. A língua não mudou mas as palavras ganharam outros valores de conteúdo psicológico. Toda doutrina revolucionária, artística, literária dispõe de um vocabulário, indispensável como atitude solidarista, donde alojar sus entusiasmos.

História da alimentação no Brasil – 2º volume: sociologia da alimentação - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto