(203) General Dionisio CERQUEIRA, Reminiscências da fronteira. F. Briguiet & Cia. Editores. Rio de Janeiro, 1928.
(204) Carl von KOSERITZ, Imagens do Brasil. Tradução, prefácio e notas de Afonso Arinos de Melo Franco. Livraria Martins Editora. São Paulo, 1943.
(205) Francisco Marques dos SANTOS, As duas últimas festas da monarquia. Bodas de prata de suas Altezas Imperiais. O baile da Ilha Fiscal. Memórias (inéditas) do engenheiro Adolfo José del Vecchio, construtor da Ilha Fiscal. Anuário do Museu Imperial. Petrópolis. 1941.
(206) Ernesto MATTOSO, Coisas do meu tempo. Reminiscências. Imprimeries Gounouilhou. Bordeaux, 1916.
(207) Cartas de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, escritas do Rio de Janeiro à sua família em Lisboa, de 1811 a 1821. Introdução e notas de Rodolfo Garcia. Anais da Biblioteca Nacional. Volume LVI. Rio de Janeiro, 1939.
(208) "S. A. R. a Sra. Princeza D. Carlota com suas filhas e as competentes Criadas forão passar hum dia inteiro ao Palacio novo do Visconde de Vila Nova da Rainha, no Sitio de Botafogo, por convite do mesmo Visconde; e foi a maior pompa, q. se tem observado, pelo q. pertence a mesa e recreio p. obsequiar a S. S. A. A. Pode imaginar-se a grandeza de todo o trem para Serviço das mesmas Senhoras, e pode igualmente afirmar-se q. nada deste mesmo Serviço foi de fora. A excelente, orquestra vocal e instrumental, dança, refrescos, e tudo o mais q. deveria solemnizar aquele dia, de tudo o dito Visconde lançou mão para se distinguir mais do Conde da Louzã e findou o divertimento pelas três horas da madrugada do dia seguinte. S. A. R. se dignou conferir-lhe a Nova Ordem Hespanhola de Sta. Izabel Americana: e passados poucos dias renovou a sua Visita com a differença de não levar Criadas, e foi igualmente Servida com a mesma magnificiencia. Succedeu por isto q. o Conde de Louzã se encheo de inveja, etc." Carta de 23 de Fevereiro de 1816 (207).
(209) "Illm° e Exm° Snr. - Começa o tempo das melancias, e posto que as primeiras não sejam boas, espero que entre 197 que remeto pelo bergantim americano denominado Joseph, cheguem algumas capazes de entrar na sobremesa de S. A. R. das quaes fará entrega José Januario de Carvalho, negociante desta praça, que traz fretado o dito bergantim. Deus guarde a V. Excia muitos annos. Recife de Pernambuco, em 20 de dezembro de 1810. Illm° e Exm° Snr. Conde de Linhares. (a): - Caetano Pinto de Miranda Montenegro." Revista de História de Pernambuco, n.os 3-4, outubro-novembro de 1927. Diretor Carlos Pereira da Costa. Recife. O total das melancias enviadas atingiu a 3.450. Recordo que o conde de Linhares faleceu no Rio de Janeiro a 26 de janeiro de 1812. Outro seria o recebedor das melancias e não mais D. Rodrigo de Sousa Coutinho.