Serviam-se os repastos em várias cobertas, cada coberta constante de numerosos pratos, postos à mesa de uma só vez, em sopeiras, travessas e terrinas. E era preciso provar de tudo, de tudo comer, o que, não raro, constituía em vez de prazer, real suplício.
"Um dia", diz Darwin, "fazia os cálculos mais sábios para conseguir provar de tudo e pensava sair vitorioso da prova quando com profundo terror vi chegar um peru e um porco assados".
Conta igualmente Freycinet: "Fui uma vez jantar com o bispo e fiquei a princípio muito surpreendido de ver que estávamos colocados em torno de uma mesa enorme, embora o número de convivas fosse pouco considerável; dobrou meu espanto quando, sem que me oferecessem nenhuma das iguarias, serviram-me copiosa porção de todas elas: achei-me assim cercado de oito a dez pratos cheios, de que não me deixaram escolher este ou aquele, segundo meu gosto ou vontade".
Retraído, pouco saindo de casa, não pode o povo do Rio de Janeiro produzir nenhuma impressão a esses viajantes, que nele se demoram apenas o curto prazo de uma escala, enquanto se calafetam os barcos, concertam as velas, renovam os víveres. A não ser um que outro desabusado, que, na frase feliz de Afonso de Taunay, seriam indignos de sentar praça