Visitantes do Primeiro Império

PREFÁCIO

Ao nosso grande Pedro II chamou Victor Hugo neto de Marco Aurélio. E com quanta propriedade!

Uma associação de ideias me leva a pensar em possível parentesco, de tal gênero, entre o autor deste livro, a que tenho o grande prazer e a grande honra de apresentar, e outro Imperador romano: aquele que expirou a balbuciar o mais nobre dos conselhos: Laboremus Semper!

E com efeito que admirável, que indefeso obreiro da cultura e do progresso do Brasil é Candido de Mello Leitão! Como tem sabido praticar a advertência do Cesar que não conhecia o repouso! À sua bibliografia científica de aracnólogo consumado ornam milhares de páginas de sabido valor das quais me coube o prazer e a utilidade de fazer publicar as duas grandes memórias tão prestigiadoras da Revista do Museu Paulista e do porte das Teresopóideas do Brasil e dos Opiliões do Brasil, dignos pendants das que os Arquivos do Museu Nacional vêm inserindo também.

E além destes trabalhos magistrais, de tão alentado tomo, quanto artigo isolado e quanto estudo espalhado, por mil e um periódicos científicos, consagram-lhe a reputação e a autoridade!