Visitantes do Primeiro Império

e especiarias orientais e principalmente para o do chá, que mandou vir da China, com algumas famílias habituadas à sua cultura. Todas as plantas prosperam admiravelmente: o cinamomo, a canforeira, a noz moscada, o cravo da Índia crescem como em seu solo natal. A árvore da fruta-pão produz seus frutos admiravelmente, e as frutas do oriente amadurecem aqui tão bem como na Índia. Notei particularmente o jambo da Índia e a longona (Etiphoria longona) espécie de lichia da China. Fiquei desapontada por não encontrar coleção de plantas indígenas.

"O rio que banha o jardim, corre por um adorável vale onde está a fábrica de pólvora.

"Sua Majestade D. João VI construiu no Jardim uma pequena casa com 3 ou 4 quartos, para acomodar o séquito real, quando o visita. Nosso almoço foi servido na varanda dessa casa, donde se goza encantadora vista sobre o lago, com montanhas e florestas, o oceano com três pequenas ilhas ao largo e adiante uma capelinha e aldeias, na extremidade de pequena planície verde".

A impressão que teria 25 anos mais tarde Ida Pfeiffer é bem menos lisonjeira, por isso que "o jardim, fundado muito recentemente, não mostra nenhuma das grandes árvores em seu completo desenvolvimento