dos abusos monstruosos," acrescenta o mesmo marinheiro, "que a ignorância, a depravação de costumes e o desenfreado amor das riquezas fizeram desabrochar no Rio de Janeiro, encontram-se, contudo, pessoas de piedade doce e esclarecida, mas é forçoso confessá-lo, são em pequeno número."
Pululam os monges pelas ruas do Rio de Janeiro, e o comandante da corveta l'Uranie comenta:
"Os retratos que Lesage faz dos de Espanha e que eu acreditava de cores carregadas, voltam à memória, vendo esses padres, gordos e floridos, vestidos de fina lã, levantando com graças a ampla batina, apertada por uma cintura de seda, guarnecida de ricas glandes e deixando aparecer finas meias de seda branca, bem esticadas.
"Dando-se credito à crônica escandalosa, esses monges deixam à noite seus hábitos monásticos e tomam um costume profano, com o qual fazem incursões noturnas, muito pouco edificantes. Assegura-se que, apesar do desejo que tem o bispo de reprimir essas desordens, nada conseguiu ainda, por causa da riqueza imensa desses monges e de seu crédito na corte. D. José Caetano Coutinho é, no entanto, homem de muito mérito e geralmente respeitado. Fui ver várias vezes esse prelado respeitável que me recebeu