Visitantes do Primeiro Império

quando da segunda limpa. Era possível ainda, por esse tempo, livre das pragas, ter a cana-de-caiena, nos lugares baixos, em solo silicoargiloso, deixando-se a crioula, menos produtiva, para os lugares altos. Os meses de maio a setembro eram os da fábrica, refinando-se aí o açúcar com um barro untuoso, cavado perto do moinho, bem misturado às cinzas de pequeno arbusto.

Viajando dos Afonsos para Santa Cruz, anota Maria Graham. "Veem-se à distância altas montanhas, e mais perto alguns morros mais baixos, entre os quais se estendem amplos vales a perder de vista, cheios dos planos próximos de gigantescos aloés, regatos, lagoas e o gado tangido por bioadeiros pitorescamente vestidos. Perto de Campo Grande, o cenário é variado por pequenas planícies verdes, onde aparecem aqui e ali, árvores isoladas, decoradas de epífitas em flor e trepadeiras rubras. Um pouco além há uma das mais belas paisagens que conheço, Viaga, onde rochas, árvores, planícies e construções, tudo parece colocado para melhor perspectiva".

Nas vastas planícies de Santa Cruz, estava a fazenda real, ocupando o palácio o sítio do velho colégio dos jesuítas. "As paredes," diz Maria Graham, "são rebocadas com um ótimo barro branco-amarelado,