Visitantes do Primeiro Império

passando a linha no dia 15 de setembro e chegando a Pernambuco aos vinte e dois do mesmo mês. Demorou-se Maria Graham nesse porto até 14 de outubro; a 11 estava na Bahia, permanecendo na velha capital colonial até 8 de dezembro. De S. Salvador ao Rio gastou a Doris uma semana, e aqui ficou de 15 de dezembro de 1821 até 10 de março de 1822, com interrupção de um mês (de 24 de janeiro a 24 de fevereiro) por viagem à Bahia. Nesse dia partiu a Doris para o Chile. A 9 de abril, na altura do Cabo Horn, o comandante Graham, que adoecera no Rio de Janeiro, morria, escrevendo Maria sobre o desenlace estas duas linhas singelas: "despertei para a consciência de estar só, e viúva, com metade da globo entre mim e minha família."

A 13 de março de 1823 chegava ao Rio novamente, com o almirante Cochrane, a bordo do Col. Allea, Maria Graham, que se demorou entre nós até 21 de outubro, chegando, de volta, à Inglaterra em 18 de dezembro do mesmo ano.

Sobre os resultados científicos da viagem de la Coquille deu parecer a mesma comissão que estudara os da expedição de Freycinet, apenas substituídos Biot e Thénard por Latreille e Cordrei, sendo ainda aqui Arago o relator. Era comandante