Visitantes do Primeiro Império

do barão de Bougainville, estando a primeira sob o comando direto do mesmo e l'Espérance sob o de Nourquer Du Camper. Partira esta última em princípios de 1824, com destino ao Rio de Janeiro, zarpando la Thétis do porto de Brest no dia 2 de março do mesmo ano. Nada nos conta Bougainville do que foi a rota da corveta até encontrar-se com a fragata na ilha Bourbon, de modo que ficamos sem nenhuma impressão de sua primeira visita a nosso país.

Uniram-se os dois barcos nessa ilha francesa sessenta e oito dias depois da partida de la Thétis. Em junho partiram as duas naves para Pondichéry, onde chegaram a 29 do mesmo mês, demorando-se nesse porto 31 dias. De 30 de julho a 22 de agosto navegara até Malaca, onde tiveram de ficar três dias, reparando avarias, sendo seu ponto de escala Singapura, que alcançaram a primeiro de setembro.

A dois de setembro fazem-se de novo à vela para Manilha, aí ancorando a 18, para demorar-se nessa escala até 12 de dezembro, acossados pelos furacões (tyfong) e testemunhas involuntárias de um terremoto. Partindo de Manilha visitam Macau (31 de dezembro-8 de janeiro de 1825), as ilhas Anambas (3 a 8 de março) pela primeira vez exploradas, Java (19 de março a 30