Visitantes do Primeiro Império

logo que eu desalojava uma das aves em incubação, ele vinha roubar o peixe colocado perto do ninho. Não cresce uma só planta, nem mesmo um líquem nessa ilha; entretanto aí habitam vários insetos e aranhas. Eis a lista completa da fauna terrestre: uma mosca (Olfersia) que vive sobre o mergulhão, e um ácaro que deve ter sido importado pelas aves que parasita; pequeno verme pardo que vive nas penas; um escaravelho (Quedius) e um bicho-de-conta que vivem nos excrementos das aves; numerosas aranhas que, suponho, caçam ativamente estes pequenos companheiros das aves marinhas."

Os ilhotes de Marfim Vaz e a Ilha da Trindade, sua vizinha, foram visitados por La Coquille em 16 outubro de 1822. Diz Duperrey: "As Martim Vaz são rochedos elevados de uma nudez repelente; são em número de três, a pequena distância um do outro na direção Norte-Sul. O maior está muito próximo do do Norte; mas entre o primeiro e o rochedo meridional há um canal de duas milhas de largura.

A ilha da Trindade é uma terra alta, que se pode perceber num dia claro a 16 ou 18 léguas de distância; é em geral pedregosa e estéril; algumas árvores, entretanto, coroam os cumes, principalmente na parte meridional. O mar rebenta com força na praia, coberta de rochedos. Notam-se cabeços, no alto dos quais se elevam