Visitantes do Primeiro Império

de espessura e inteiramente formadas pelo crescimento e morte sucessivos de pequenos tubos de sérpulas, anatifas e nuliporas. São estes seres insignificantes que prestam os maiores serviços aos habitantes de Pernambuco, conservando-lhes o recife e garantindo-lhes o porto."

Em Recife aprecia Maria Graham as suas calçadas de seixos azulados da praia e de granito vermelho ou cinzento, apresentando no seu asseio um aspecto agradável, com suas casas de pedra alvadia, todas caiadas de branco, com os caixilhos e batente das portas e janelas de pedra escura, de três e quatro andares na parte central da cidade. (*) Nota do Autor O andar térreo é ocupado por negócios, alojamentos dos negros e cavalariças; o imediato é geralmente aproveitado para escritórios, postas as moradias no terceiro andar, estando a cozinha sempre no pavimento superior, de modo que a parte inferior da casa se conserva fresca.

A viração constante torna a temperatura agradável e amena.

Mas surge, nódoa indelével no lindo quadro acolhedor, o espetáculo triste de um mercado de escravos. Horrorizada, escreve então a viajante inglesa: