Problemas de Administração

até seus últimos limites o empreendimento que se deliberou levar a cabo. No caso, pois, o lema seria: até o último homem, até os últimos recursos para a vitória final, já que desvanecida está qualquer expectativa de terminação da guerra a não ser pelo triunfo definitivo das democracias.

Estamos assistindo a uma remodelação do Mundo, que só encontra paralelo, como importância, no advento do Cristianismo, com essa diferença essencial, entretanto: os quatro séculos que precederem a conversão de Constantino constituíram o labor obscuro, quase insensível às massas, da propaganda do novo ideal través perseguições e vicissitudes várias sem que a visão finalista se houvesse feito sentir senão no Divino Mestre e no raro escol dos pensadores da nova religião; hoje, senão para todos ao menos para um número crescente de espíritos clarividentes, somos operários conscientes dessa grande renovação social e política, verdadeira palingenesia humana. É o que impõe e justifica todos os sacrifícios: individuais tanto quanto coletivos.

Situação de augusta e terrível responsabilidade! na qual se deveram congregar os esforços de mais apurada valia, em todos os sentidos, de todos os brasileiros. Conjuntura a desafiar os maiores engenhos, a pedir a colaboração de todas as culminâncias, práticas, intelectuais, políticas e morais! E que, por destino trágico do Brasil, está sendo encarada com mentalidade municipal, a querer compor diferenças, evitar críticas de repórteres, afagar interesses subalternos, impedir brigas ou rusgas de compadres, angariar popularidades baratas, poupar incômodos próprios... embora se descurem os interesses da Nação e da Humanidade inteira.

Já tive ocasião, referindo-me ao conjunto de tais fenômenos, de declarar ao ilustre Dr. Wenceslau Braz que a "situação do Brasil, ante os fatos da política internacional

Problemas de Administração - Página 21 - Thumb Visualização
Formato
Texto