As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil

passo que o norte havia sido erroneamente afastado da imigração, vai esta superabundando no sul, introduzindo os novos elementos – italiano e alemão fato que vai cavando entre as duas grandes regiões do país um valo profundo, já de si preparado pela diferença dos climas".

Aqui são de todo ponto justas e razoáveis as previsões de um predomínio futuro da raça branca, embora ligeiramente mesclada, não só porque a imigração está lhe dando o predomínio numérico, como porque aqui o branco não precisa do negro para se aclimar.

A distinção etnológica que estabeleço entre as duas regiões do sul, procura o seu fundamento natural em que, no extremo sul, o elemento negro é muito insignificante e predomina o elemento germânico; no centro, o negro é numeroso e predomina a imigração ítalo-portuguesa.

Julgo inadmissível igualmente que a população da nossa quarta e última região - Amazônia e estados ocidentais — possa vir

As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil - Página 135 - Thumb Visualização
Formato
Texto