de Magalhães Correa que antes tinha editado, no mesmo diário e também em folhetins do Suplemento Ilustrado aos domingos, seu magnífico "Sertão Carioca".
São também do Correio da Manhã, aos domingos, os interessantes trabalhos ilustrados, de Magalhães Corrêa, Americo Novaes e outros sobre "O que é nosso".
O Jornal do Brasil, de 10 de janeiro de 1932, publicou um interessante mapa do Brasil, indicando a série de Parques Nacionais, em que devemos pensar desde já, assim:
1 - Parque Nacional da Amazônia, do Pará.
2 - Parque Nacional Paulo Afonso.
3 - Parque Nacional Tietê, em São Paulo.
4 - Parque Nacional Tijuca, no Rio de Janeiro.
5 - Parque Nacional Cataratas Iguaçu, no Paraná.
6 - Parque Nacional Vila Velha, no Paraná.
"A Devastação da natureza no Estado do Rio" é o título de artigo publicado pelo jornal O Estado, de Niterói, em 8 de maio de 1932, e se compulsarmos os grandes diários paulistas, aí verifica-se por exemplo a campanha de F. C. Hoehne, em favor das matas do Jaraguá.
Muitos outros exemplos poderiam ser citados, mas não há necessidade, pois é do conhecimento geral o empenho da imprensa brasileira, em contribuir com os seus conselhos e suas reclamações, para a defesa dos bens naturais do país.
Por parte das revistas ilustradas, são particularmente interessantes os concursos de arte fotográfica que vem realizando, condicionando uma rica documentação de nossas belezas naturais.