Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil

de Magalhães Correa que antes tinha editado, no mesmo diário e também em folhetins do Suplemento Ilustrado aos domingos, seu magnífico "Sertão Carioca".

São também do Correio da Manhã, aos domingos, os interessantes trabalhos ilustrados, de Magalhães Corrêa, Americo Novaes e outros sobre "O que é nosso".

O Jornal do Brasil, de 10 de janeiro de 1932, publicou um interessante mapa do Brasil, indicando a série de Parques Nacionais, em que devemos pensar desde já, assim:

1 - Parque Nacional da Amazônia, do Pará.

2 - Parque Nacional Paulo Afonso.

3 - Parque Nacional Tietê, em São Paulo.

4 - Parque Nacional Tijuca, no Rio de Janeiro.

5 - Parque Nacional Cataratas Iguaçu, no Paraná.

6 - Parque Nacional Vila Velha, no Paraná.



"A Devastação da natureza no Estado do Rio" é o título de artigo publicado pelo jornal O Estado, de Niterói, em 8 de maio de 1932, e se compulsarmos os grandes diários paulistas, aí verifica-se por exemplo a campanha de F. C. Hoehne, em favor das matas do Jaraguá.

Muitos outros exemplos poderiam ser citados, mas não há necessidade, pois é do conhecimento geral o empenho da imprensa brasileira, em contribuir com os seus conselhos e suas reclamações, para a defesa dos bens naturais do país.

Por parte das revistas ilustradas, são particularmente interessantes os concursos de arte fotográfica que vem realizando, condicionando uma rica documentação de nossas belezas naturais.

Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil - Página 112 - Thumb Visualização
Formato
Texto