Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil

"Sem dúvida que se trata de um problema imensamente vasto e de solução não muito fácil. Isso mesmo porém, indica que sua solução deve ser econômica, metódica e sistemática.

Finalmente, ficando assim evidenciado que o exército tem um interesse indiscutível na questão e sabido que em caso de mobilização ele terá que organizar um serviço florestal e fará das florestas existentes um uso constante e imprescindível, parece econômico e de boa política que desde a paz se pensa na guerra e que ao se criar ou desenvolver um serviço florestal se pense na sua utilização militar.

Impõe-se portanto o estabelecimento de um plano geral para a conservação das florestas existentes, para o plantio de novas, para a sua exploração e guarda, para o estabelecimento e execução do qual o exército colabore por seu E.M. e seus serviços especiais em grande intimidade com o Ministério da Agricultura."



A solução prática deste problema da árvore pode ser facilmente obtida, seguindo-se os traços indicados em seu artigo 1º de março e mesmo com uma velocidade e uma amplitude surpreendentes,se ao plano geral de reflorestamento se ajuntar um método de realização, aproveitando todos os elementos capazes de aí colaborarem eficazmente.

A meu ver será preciso aproveitar a nossa organização política e administrativa para uma repartição das tarefas, de modo que os governos, estaduais e municipais, atuem de acordo com as suas esferas de ação e de acordo com a influência e os meios, morais e materiais, de que dispõem.

O plano geral no que se refere à execução, não deve contar somente com certos elementos mas aproveitar todos desde a criança da escola pública até as associações de classe de toda a natureza, as associações desportivas, as organizações da administração pública e as forças da segurança pública, exército, marinha, policiais, etc.

Para isso parece que bastará repartir as tarefas, consagrando a cada elemento em lugar acessível, uma zona a plantar e dar ao plantio um caráter festivo e, para maior estímulo, cada unidade de ação podendo adotar seja uma sorte de árvore padroeira, seja uma família conforme o grau de complexidade da unidade de ação.

A colaboração da força pública parece-me facílima pois bastará uma ordem das autoridades competentes, ordem que não"

Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil - Página 121 - Thumb Visualização
Formato
Texto