"movimentos que vistos pelo inimigo podem denunciar as operações em curso, ou que, em todo caso, ficarão expostos aos ataques de sua aviação, se não se conseguir dissimulá-los.
Mesmo admitida a hipótese de que, para se fugir a esses inconvenientes, sacrifique-se a presteza dos movimentos pela utilização exclusiva da noite para efetuá-los, como dissimular os estacionamentos de dia, num país como o nosso onde os povoados são raros e grandemente espaçados? E a noite mesmo não é já um meio insuficiente para a dissimulação dos artifícios iluminativos com que podem contar os observadores aéreos.
A melhor solução do problema se encontra ainda num tema de arborização conveniente das estradas, pois não será possível fazer trabalhos de camouflage improvisada em centenas e mesmo milhares de quilômetros, e na criação de bosques e florestas convenientemente espaçados no território.
O ideal a tal respeito seria que todo território pudesse dispor de bosques e florestas de uma certa área, distanciados um dos outros de 20 a 30 quilômetros no máximo, o que corresponde às distâncias dos deslocamentos médios diários das tropas em campanha; mas se o ideal é difícil de ser atingido tudo indica que devemos dele aproximarmo-nos o mais possível...
Das considerações que precedem vê-se facilmente que é pequeno o interesse militar da questão e que portanto as autoridades públicas incumbidas da defesa militar do país, devem ser ouvidas e devem ter desiderata a exprimir no que concerne ao serviço florestal e no reflorestamento em geral.
É de prever que estas autoridades se interessam pelas zonas onde convém criar as florestas, pelas dimensões e orientação a dar às mesmas, o afastamento entre elas, as essências a plantar mais propícias aos diversos misteres militares, a ordem de urgência a observar no plantio, a organização do serviço de guarda e exploração, etc., etc.
Não será de mais insistir que em nosso país a ausência de povoados e o grande afastamento entre os núcleos de população existentes dão um maior valor à questão; e parece mostrar a necessidade de serem criadas, pelo menos nas direções principais e mais interessantes às comunicações militares, conforme as diversas hipóteses de guerra possíveis, e os mais prováveis, verdadeiras zonas de etapas, onde as tropas e comboios encontrem o necessário à sua vida e repouso e onde possam fugir às vistas aéreas."