\"Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, mui alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chan, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o Capitão pós o nome O Monte Pascoal, e á terra A Terra de Vera-Cruz!\"
\"Mandou lançar o prumo. Acharam a 25 braças. E ao sol-posto, umas seis léguas de terra, surgimos âncoras, em 19 braças — ancoragem limpa. Ali jouvemos toda aquela noite. E quinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos em direitura à terra, indo os navios pequenos adiante — por 17, 16, 15, 14, 12, nove braças — até meia légua de terra, onde todos lançamos âncoras, em frente da boca de um rio. E chegaríamos a esta ancoragem às dez horas, pouco mais ou menos.\"
\"E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, que chegaram primeiro.\"
\"Então lançamos fora os botes e esquifes. E logo vieram todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor. E ali falaram. E o Capitão mandou em terra a Nicolau Coelho para ver aquele rio\" (21). Nota do Autor \"E tanto que