régnaient parmi les Bulgares et les Albigeois: de là le nom de bougres donné à ces hérétiques. En dehors du langage de l'histoire, bougre est resté dans le plus bas langage, comme une injure et un jurement".
Bugre é, pois, um vocábulo de uso condenável na língua portuguesa, por desnecessário e inconveniente, como sinônimo de Silvícola.
ÍNDIO. S. m. Denominação genérica, erroneamente conferida ao primitivo habitante da América, pelos descobridores do Novo Mundo, que acreditavam haver atingido a Índia, pelo ocidente, em seus descobrimentos.
A acepção corrente do vocábulo índio, como sinônimo de Aborígene, é, portanto, consequência de um erro histórico, que deve ser corrigido.
PELE-VERMELHA. S. m. Denominação secularmente privativa dos aborígenes do território dos Estados Unidos da América do Norte e que, em nossos dias, se está intentando introduzir na literatura indígena, apelidando com ele, sem necessidade, por errôneo, os nossos silvícolas.
ANTROPOFAGIA. Ação, costume, hábito de comer carne humana.
Os aborígenes de São Paulo, assim como os das demais regiões do Brasil, foram acusados, por mais de um cronista, de praticarem a antropofagia,