Vocabulário Nheengatu

Prestemos atenção ao que nos conta Jean de Lery, missionário francês contemporâneo dos tenebrosos acontecimentos que tiveram início na loucura infernal da noitada de São Bartolomeu.

"...que vimos em França durante a sanguinosa tragédia de 24 de agosto de 1572? A gordura das vítimas trucidadas em Lião, de modo muito mais bárbaro que o usado pelos índios, não foi publicamente leiloada e adjudicada ao maior lançador?

O fígado e o coração de muitas vítimas não foram comidos por furiosos assassinos, de que os infernos se horrorizam?

Depois de miseravelmente morto Coeur-de-Roi, confessor da religião reformada em Auxerre, não lhe picaram o coração? E não venderam os pedaços a mastins odientos, que os assaram em grelhas e para saciar a raiva os comeram?"

Selvageria inominável é, sem dúvida, levar o homem seu instinto de onívoro ou sua obcecação na vingança a esse baixo extremo, mas a verdade é que a civilização a que pertencem os povos mais adiantados de hoje, também não evoluiu, pelo que registram os anais da História Humana, escoimada inteiramente de tais manifestações, denunciadoras indiscretas da animalidade latente. Retornando passos atrás sobre a trilha da civilização não iremos encontrar os Citas sugando

Vocabulário Nheengatu - Página 185 - Thumb Visualização
Formato
Texto