Vocabulário Nheengatu

negros angolenses, da região de Benguela, numerosos em São Paulo, extraírem os dentes da frente, requinte de elegância entre eles, como o era furar o beiço entre os nossos aimorés e ainda o é furarem o lóbulo dos pavilhões auriculares as elegantes representantes da mais apurada civilização moderna.

TOBIANO. Adj. Não é vocábulo de origem túpica. É termo criado pelos sorocabanos para designarem a montaria predileta do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, - um magnífico cavalo pampa -. Por analogia passou-se a chamar - tobiano - a todo o cavalo manchado de duas cores, tendo, mercê do intercâmbio das feiras entre sorocabanos e orientais-corrientinos, tal denominação se estendido até as campanhas das repúblicas do Prata. Hoje, ainda se chama, na República Argentina, tobiano, ao cavalo ou égua pampa. Esclarece-nos, nesse sentido, o Diccionario de Argentinismos, Neologismos y Barbarismos, de Lisandro Segovia, página 456, no seguinte étimo: - Tobiano (de Tobias?), vulgo tubiano adj. Dicese del caballo ó yegua de cierta casta, cuyo pelo consiste en manchas de dos colores muy extendidas y notables.

Tobiano (cavalo tobiano), é locução corrente em Sorocaba, e todos os representantes das velhas famílias sorocabanas confirmam a una voce, a origem local do termo.

Vocabulário Nheengatu - Página 195 - Thumb Visualização
Formato
Texto