Vocabulário Nheengatu

ACRE. O vocábulo Acre é corruptela do nheengatú Aquiry, denominação primitiva do grande afluente do Purus, o qual ainda a mantém em suas cabeceiras, no território boliviano: do rio, a denominação Acre estendeu-se por toda a região sulcada por águas dos rios Abunâ, Ituxi, Antimary, Yaco, Macaguâ, Caeté, Chandless, Alto Purus, Ipixuna, Alto Juruá, e que forma o território nacional por ela conhecido, tendo sido pelo governo federal adotada oficialmente.

APOTRIBÚ. Apotribú é vernaculização de Potribú, por seu turno corruptela de - Potyraybú -, que se traduz "fonte das flores", segundo afirma Theodoro Sampaio.

Já o autor do Diccionario Geographico da Provincia de São Paulo é de outro pensar: para ele Potribú, é corruptela de Pó-terô-ibiy, contraído em Pó-ter'-ibiy, "salto torcido, torto", em relação ao salto do rio Potribú, que tem aquela configuração.

A grafia mais antiga que encontramos desse nome, em referência ao rio Apotribú, afluente, pela margem esquerda, do Tietê, onde deságua depois de irrigar a cidade e município de São Roque, é - "Apiterobi" - e aparece, em data de 16 de dezembro de 1606, no registro de Minas de Clemente Alvares. "Apoterubú" é a forma registrada pelo escrivão da Fazenda, Velho de Mello, na carta

Vocabulário Nheengatu - Página 196 - Thumb Visualização
Formato
Texto