de sesmaria passada em favor do capitão Sebastião Fernandes, em outubro de 1642.
ATIBAIA. A generalidade dos historiógrafos e cronistas afirma ter sido a povoação originária da atual cidade de Atibaia, fundada na segunda metade do século XVII pelo paulista Jeronymo de Camargo: entretanto, a documentação que conseguimos compulsar, relativamente aos pródromos da cidade atibaiana, nos leva a divergir daquela afirmativa, em relação à pessoa do fundador da povoação que entendemos ter sido o padre mestre Matheus Nunes de Siqueira, vigário da vara paroquial de São Paulo.
Foi padre Matheus quem colocou, na paragem chamada Atibaia, certa quantidade de aborígenes, da nação guarulho, descidos do sertão com o intuito único de os chamar ao grêmio da igreja e da civilização - "somente com zelo da salvação do dito gentio no que havia trabalhado ansiosamente sem gênero de interés, mais que no seu fervor cristão", esclarece o documento compulsado.
Aqueles aborígenes foram entregues ao Conselho da Câmara de São Paulo, em julho de 1665, - "para que formassem aldeia e estivessem debaixo da jurisdição dos oficiais do Conselho como os mais, para servirem sua majestade", segundo ainda o documento citado.