realmente vem contribuindo, com o seu grande, ingente, poderoso labor, para a colimação de um engrandecimento que, já agora, nenhum cataclismo social será capaz de reter ou desviar do rumo pré-traçado.
Demais, a avolumação do elemento estrangeiro propriamente dito não nos deve inquietar, por ser ela fênomeno essencialmente transitório, cuja eliminação está a cargo do fator - tempo: o que nos poderia inspirar cuidado seria sua descendência vinculada ao solo, sem mescla de sangue nacional; mas, essa mostra-se, e realmente é tão brasileira e paulista, como a descendência mais direta dos primeiros povoadores pigmentados de sangue caboclo.
Fênomeno inverso, jamais observado, aliás, na formação dos povos, seria monstruosa aberração. O filho da terra, alimentado e desenvolvido com o produto da mesma terra, aclima-se e vincula-se, identifica-se com ela, filho que é do ambiente que o envolve.
O lugar do nascimento e do crescimento do indivíduo, a pátria, enfim, não é apenas "a casa que habitamos, os nossos vizinhos, a parentela, as cousas que estamos acostumados a ver todos os dias, o rio que corre pelos fundos da chácara"... das definições literárias; é alguma cousa mais sólida, mais íntima, mais essencial: — é o terceiro componente material do indivíduo.