Vocabulário Nheengatu

século e meio, a diretriz das vias férreas São Paulo Ralway Company, entre a região de Pirituba e Jundiaí, Paulista, entre Jundiaí e Campinas e Mogiana, de Campinas a Franca com desvio de Cajuru para Ribeirão Preto.

A 21 de outubro de 1725 Bartholomeu Bueno da Silva volta a São Paulo com a notícia do encontro das minas e retorna a elas no ano seguinte, 1726. É nesse momento que o Governo da Capitania de São Paulo inicia a concessão de sesmarias no "Caminho de São Paulo a Goiás" (vide o nosso parecer sobre a Questão de limites entre São Paulo e Minas Geraes, no vol. 24, da Revista do Instituto Historico de São Paulo).

ABÁ

ABÁ. S. m. Homem, gente: vocábulo nheengatú incorporado ao vernáculo através dos étimos seguintes, de uso corrente no falar paulista:

ABAETÉ. S.m. Formação de Abá, homem, e etê abalisado, notável, ilustre; homem ilustre, abalisado. Abaetê é expressão que se não deve confundir com Abaité, cujo significado é homem torpe, cruel, feio, horrendo.

ABÁITÉ. S. m. Homem feio, desagradável, cruel, torpe: de Abá, homem e ité, desagradável, feio, mau, etc. Montoya, no monumento que é a Arte de la lengua guarani ó mas bien tupi, define

Vocabulário Nheengatu - Página 75 - Thumb Visualização
Formato
Texto