a qual se vai insensivelmente substituindo pela de - vale do Itororó -, esta, originada no nome recentemente aplicado à rua que se desdobra pelo flanco direito do vale e ao longo da rua da Liberdade, estabelecendo comunicação entre as ruas Pedroso e Condessa de São Joaquim.
O rio Anhangabaú serviu, durante a vigência da lei n. 33, de 23 de março de 1870, de linha de divisa desde sua nascente junto à rua Paraíso até a ponte do Acú, ao transpor a rua de São João, entre o distrito de paz da Consolação e o da Liberdade (primitivamente Sul da Sé) que se iniciava na ponte 7 de Abril, no Piques, e com a seção do distrito do Norte da Sé, (hoje da Sé), a partir daquele ponto, rio abaixo (vide étimos Anhamby, Anhanga e Suaçú).
ANHAMBY. S. m. Rio do veado, de Anhanga, veado (vide étimo Anhanga), e y, água, rio, com a permuta do grupo originário nga por mb: denominação dada pelos guaianás de Tibiriçá ao rio Tietê, em seu curso através das várzeas de Piratininga, pela grande quantidade de veados que afluíam àquele ponto em busca das pastarias gordas periodicamente fertilizadas pelas enchentes do rio. Aliás a abundância de veados em redor da cidade de São Paulo foi de todos os tempos: ainda em 1880 apareciam eles nas alturas