Amazônia - a terra e o homem

Grande agitador, cuja influição avassaladora aliciava prosélitos quase fanáticos, foi ele o grande animador da agitação de espíritos, cuja consequência viria a ser o movimento sangrento, desencadeado na Amazônia logo após a sua morte, com a designação de Cabanagem, em que degenerou o ideal do grande caudilho, substituído já então por menos nobres e menos hábeis guiões.

O espírito revolucionário propaga-se pelo ambiente afora, até paragens longínquas do vale.

Os habitantes de Manaus, cujos anelos de autonomia vinham sendo sacrificados desde o juramento à Constituinte portuguesa, sofreram doloroso desapontamento com a Independência, que lhes não trouxera a almejada separação.

Há em 18 de Abril de 1832 um movimento tumultuoso no intuito de proclamar a Província do Amazonas. Explode um motim em Manaus, jugulado pelas tropas vindas do Pará, apesar da tentativa de resistência do fortim das Lages, que capitulou sob a desproporção das forças.

Coincidem esses fatos com o 7 de Abril e a deposição do Presidente Goyanna. Derivando deles o inicio da reação vermelha de Baptista

Amazônia - a terra e o homem - Página 273 - Thumb Visualização
Formato
Texto