Campos contra os portugueses, pode-se bem avaliar da oportunidade e do êxito de sua ação excitadora sobre os ânimos descontentes e ressentidos na Comarca do Amazonas.
Mais agravou essa irritação a questão da moeda de cobre, proveniente da lei que obrigava o recolhimento das moedas, por terem sido postas em circulação muitas falsas. Os comícios sucedem-se em Manaus e o alvoroço degenera em motins. A Câmara publica edital suspendendo a execução da lei. O Governo da Província toma providências enérgicas; a Câmara submete-se.
O ambiente torna-se cada vez mais propício às agitações revolucionárias que sacodem a capital da Província e o Baixo Amazonas. Os partidários de Baptista Campos, após a sua morte, haviam se arregimentado em torno de Felix Malcher, grande influência localizada no Engenho Acará, que se tornou centro de atividade guerreira, desabrida e propagadora.
Desse laboratório de ideias revolucionárias, em que a fermentação de ressentimentos e paixões cada vez mais acidulava a consciência coletiva, desencadeou-se a Cabanagem, última consequência