Fitogeografia do Brasil

registou no último fascículo dessa Flora os nomes ilustres, de brasileiros e estrangeiros a que devemos essa obra monumental (*)Nota do Autor.

Dou em nota a seguir outros detalhes, segundo Urban.



B) NOVOS HORIZONTES

A "Flora Brasiliensis", criando novo ambiente aos estudos botânicos no Brasil, já não basta hoje, porém, por si só para os trabalhos de sistemática e fitografia em nosso país; algumas de suas monografias são muito antigas, datando da primeira metade do século passado.

Mas a Flora de Martius é insubstituível, será eternamente a obra clássica da Fitogeografia no Brasil e de que as que se lhe vem sucedendo serão, complementos.

Assim a Flora de Martius descreve cerca de 20.000 espécies; hoje são conhecidas cerca de 50.000 no Brasil, razão porque para a respectiva sistemática não basta consultar a Flora de Martius e sim esta e muitas outras publicações.

Como principal, a grande obra "Das Pflanzeltreich" ou Conspectus Regni Vegetabilis, moderna revisão de toda a Taxinomia vegetal; é obra em publicação, por fascículos, iniciada pelo Professor Engler, em 1900, com a colaboração de muitos especialistas e ora continuada pelos seus discípulos e colaboradores, segundo o sistema de Engler, constante do conhecido Syllabus der Pflanzenfamilien.

Fitogeografia do Brasil - Página 251 - Thumb Visualização
Formato
Texto