1. Livros didáticos, para os várias graus do Ensino, podendo conter:
a) Noções rudimentares de Geografia Botânica para Escola Primária: Cartilhas.
b) Noções Elementares para o Curso Secundário: Compêndios Elementares, os quais devem visar o preparo de cada estudante para a consulta pessoal dos Tratados.
c) Noções mais desenvolvidas para Escolas Superiores: Tratados.
2. Obras especializadas, Monografias e artigos esparsos em revistas, notas ou comunicações a Academias, enfim tudo quanto diga respeito à pesquisa ou resulte desta: compêndios para Ensino Superior e Tratados de Botânica, de Geografia, etc.
3. Livros ligação (Dicionários e Enciclopédias) que valem como ponte de passagem, da iniciação para o trabalho profissional ou do Ensino para a Pesquisa; quem inicie o estudo de um dado assunto, deve ler primeiro o que a respeito ensinam o Dictionnaire de Botanique de Baillon, o Larousse, e a Enciclopédia Britânica ou Italiana, o Handwörterbuch der Naturwissenschaften, etc.
Sempre que se tenha um tema a estudar, o primeiro cuidado deve ser o de verificar a origem e a significação de cada termo principal, assim por exemplo dos termos Fitogeografia, Ecologia, Etologia, Genética, Paleontologia, formação, associação, estação, fatores edáficos ou telúricos, fatores climáticos, fatores bióticos, complexo climato-edáfico-biótico, biocenose, simbiose e parasitismo, endemismos, migrações e seus fatores (naturais e antropocoreos), etc. não raro encontrará divergências