Chegando ao Registro apresentei o meu passaporte ao comandante. Não revistou as minhas malas; porém, podendo oferecer-me um lugar na varanda, deixou-me ir humildemente para o rancho dos viajantes, onde fui devorado pelos bichos-de-pé.
No dia seguinte, pela manhã, entregou-me uma casta para o governador da província, e rogou-me que o apoiase na solicitação que ele lhe dirigia. Havia três anos que este ancião, seu soldado e o pedestre não recebiam o soldo, e suplicava ao general que não deixasse a ele e seus camaradas morrerem de fome.
Antes da partida,(28 de maio) inscreveu o meu nome no registro; lancei-lhe os olhos e vi que desde 19 de fevereiro ninguém penetrara na província de Goiás, e entretanto esta estrada é a que conduz para aqui do Rio de Janeiro e de grande parte da província de Minas (1819).
Após deixar o Registro dos Arrependidos, comecei a viajar pela Serra do Corumbá e do Tocantins, seguindo aproximadamente a direção de leste, para dirigir-me, através das povoações de S. Luzia e Meiaponte, a Vila Boa, capital da província (3)Nota do Autor
Tendo subido durante alguns instantes, achei-me sobre um planalto imenso, deserto, geralmente uniforme, coberto ora de pastagens naturais entremeadas de árvores enfezadas, ora unicamente de gramíneas, algumas outras ervas e subarbustos. Entre as árvores assinalarei unicamente o Sollanum de frutos do tamanho de camoesas, que chamam fruta do lobo (Solanum lycocarpum, Aug. de