de medicina popular e essa grande Historia animalium de mais de 3.500 páginas in-fólio, cuja publicação só terminou já depois de sua morte.
Trata essa História dos animais (uma das maiores obras biológicas de que se tem conhecimento) dos quadrúpedes vivíparos e ovíparos (I), aves (II), peixes (III), répteis e insetos (IV).
Embora em cada parte do tratado estejam os animais descritos em ordem alfabética, "para facilitar o uso da obra", já aparece, de quando em quando, um esboço de sistematização, onde se evidencia sua argúcia. O estudo de cada animal compreende oito seções:
a) o nome do animal nas diferentes línguas;
b) seu habitat e origens e descrição das partes externas e internas;
c) a função natural do corpo;
d) as qualidades da alma;
e) o uso geral para o homem;
f) sua utilidade como alimento;
g) seu emprego como medicamento;
h) especulações poéticas e filosóficas, anedotas e semelhanças encontradas nos vários autores.
Pela primeira vez, e isso representava contribuição original e de inestimável valia, a ilustração vinha auxiliar o estudo da Biologia, sendo seus colaboradores alguns dos mais notáveis artistas de seu tempo. Não há, porém, na obra de Gesner nenhuma referência aos animais do Brasil.
Ulisses Aldrovandi nasceu em Bolonha, em 1522, de respeitável família burguesa. Não lhe interessando ser negociante como o pai, estudou jurisprudência em sua cidade natal, e depois filosofia