A biologia no Brasil

e medicina em Pádua e Roma, onde se doutorou aos trinta anos, voltando à cidade natal como professor de Farmacologia em 1605. Para tornar mais prático seu ensino, organizou um jardim botânico, acusado por isso, pelos boticários, de violar seus privilégios, cultivando plantas medicinais. Inteiramente dedicado à ciência, é com justiça considerado como o fundador do primeiro Museu de História Natural, nisso consumindo toda sua fortuna.

O conjunto de suas obras consiste em quatorze grandes volumes in-fólio, além de grande número de manuscritos, conservados inéditos na biblioteca da Universidade de Bolonha. Em vida fez apenas publicar quatro volumes sobre as aves, devendo-se a seus amigos e discípulos a edição dos dez restantes, sobre outros grupos animais, plantas e minerais.

De senso crítico menos apurado e de estilo menos perfeito que o de Gesner, em cujas obras largamente se inspirou, acumula tudo o que lhe chega ao conhecimento, em tal profusão que mais tarde Buffon é de opinião que apenas um décimo mereceria ser conservado.

Apesar de tudo mostra-se muito mais taxonomista que seu êmulo suíço. Assim as aves são classificadas em certos grupos, de acordo com os hábitos: galináceos ou pulveratrizes (que se banham na areia); pombos e pardais, que se banham na areia e na água; aves canoras, frugívoras e insetíveras; aves aquáticas. Refere-se à anatomia, particularmente à osteologia, e cita grande número de formas exóticas, desconhecidas de Gesner.

A biologia no Brasil - Página 24 - Thumb Visualização
Formato
Texto