A biologia no Brasil

e afaste um dia, de todo, o elemento latino decadente".

A copiosa contribuição de Fritz Mueller, publicada nos "Arquivos do Museu Nacional" e em revistas alemãs é da mais subida valia (308).Nota do Autor Livros... publicou um só, esse opúsculo de menos de cem páginas Für Darwin que lhe deu universal renome.

Aí escreveu ele: "No curto período de poucas semanas ou meses, as formas cambiantes do embrião ou das larvas farão passar diante de nós uma figura mais ou menos completa, mais ou menos exata, das transformações sofridas pela espécie no correr dos tempos, até atingir ao seu estado atual". Era a generalização da lei de Serres.

Esse pensamento, desenvolvido em muitas páginas do Pro-Darwin, foi chamado por Haeckel de lei biogenética fundamental e por outros lei da recapitulação filogenética.

À "orgia filogenética" de fins do século passado sucedeu a crítica proveniente das exceções sem conta. Mas esses mesmos fatos que destruíram a famosa lei biogenética resultaram do estímulo inestimável que a ânsia de verificar esse maravilhoso conceito trouxe às pesquisas de quase todos os embriologistas, de inúmeros naturalistas do mundo inteiro, e dentro de sua própria falência deve ser abençoada.

A lei biogenética surgiu do estudo de nossos crustáceos, com a descoberta inesperada do nauplius do camarão.

Como sucede com frequência, essa lei foi tomada pelos leigos quando já os biólogos a abandonaram

A biologia no Brasil - Página 312 - Thumb Visualização
Formato
Texto