e um livro recente sobre educação tem por título "A Lei biogenética fundamental e a Educação". Assim fora com a luta pela vida com persistência do mais forte, explorada pelos países militaristas; assim se repetira com os símios como antepassados humanos (309).Nota do Autor
Fazendo a crítica dessa lei de Fritz Mueller mostra Berg a sua inanidade, reunindo em mais de 30 páginas o resumo das observações, nas quais, de um lado, há na ontogenia uma precessão da filogenia, como se o embrião de certas formas profetizasse o que mais tarde se observa em formas mais adiantadas; e do outro, a aceleração na filogenia, ou seja, a presença de certas espécies que apresentam caracteres considerados como de tipos de um grau superior de especialização, caracteres que só se apresentam como regra em organismos colocados em uma posição incomparavelmente mais alta da escala ou ocorrendo em camadas geológicas muito mais recentes (310).Nota do Autor E por isso mesmo ninguém mais acredita na lei biogenética fundamental, sem que isso signifique que deixe de ser reconhecido o que tem de engenhosa e os resultados magníficos para a ciência trazidos por seu estudo e vulgarização.
Ao problema sumamente complexo de sua origem e, por isso mesmo, fascinante e absorvente, liga-se intimamente o da antiguidade do homem