A biologia no Brasil

na terra. Não se pode pensar a sério em resolver o primeiro com as fantasias absurdas de Haeckel, e as descobertas modernas cada vez mais nos afastam daquela linhagem Menocercos — Antropoides —Pitecantropos — Homens (311).Nota do Autor Unindo, como é evidente, as duas questões, Ameghino esforça-se por trazer para os Pampas o berço da humanidade, nessa escada que vai de seu Homunculus (minúsculo macaco de Terciário inferior), ao Homo pampaeus, com seis degraus (312).Nota do Autor E Kobelt falou de um Homo pliocenicus, encontrado em nível inferior a restos fósseis de um Scelidotheriun.

Comentando as ideias do sábio argentino, diz Boule: "Que ficará de todas as descobertas de Ameghino? Muito menos, por certo, do que acreditam alguns admiradores fervorosos, mais, provavelmente, do que o dizem seus impiedosos detratores".

A longa permanência de Lund no Brasil, a que já fizemos referência, e suas incansáveis pesquisas nos primeiros anos de sua estadia entre nós forneceram abundante material, contribuindo para a solução da antiguidade do homem. Em 1837 já Lund havia visitado 88 grutas no Brasil (número superior ao de todas as pesquisas subsequentes reunidas), e na memória datada desse ano escrevia ainda: "Entre essas numerosas testemunhas de uma ordem de coisas bem diversas da atual,

A biologia no Brasil - Página 314 - Thumb Visualização
Formato
Texto