A primeira, que encontra quem sobe pelo rio é a da "Caieira" logo acima do porto de Santo Antonio. Ali entra no rio do lado do Piauí um recife deixando na margem oposta uma passagem, que às vezes fica entupida por uma coroa de areia, que diminui ou aumenta seu tamanho conforme a força da correnteza crescer ou abaixar. Nas ocasiões em que ele toma todo o canal, são os navios obrigados a passar por um outro canal mui estreito e tortuoso no meio do recife, e seria bastante alargar-se um pouco este canal para tornar a passagem franca e livre de qualquer perigo.
Não se pode calcular com exatidão a despesa que exige este trabalho, porém creio que ela não excederá a quantia de 800$000 réis, se excluir o custo dos utensílios.
A segunda cachoeira é a das "Panelas" que se acha logo abaixo de uma volta muito apertada. Ali existe também um canal, que todavia se torna um pouco difícil para a navegação por causa de algumas pedras soltas. Podia-se evitar toda esta passagem, se abrisse no lado do Piauí um canal que atalhasse a volta. Este canal, porém, devia ter pelo menos 1 km de extensão e só por um exame mais minucioso,