quando as águas do rio tiverem baixado, poder-se-á reconhecer se convém mais remover os obstáculos existentes no canal ou abrir-se o canal indicado.
A terceira cachoeira é a do "Araçá", onde um recife estreito entra no rio do lado do Maranhão, deixando um canal estreito e tortuoso do lado do Piauí. Será conveniente remover-se este obstáculo, pois tendo o rio bastante profundidade de um e outro lado do recife, cuja largura não excede a 15m, será suficiente abrir-se nele uma abertura de 10 m de largura para poderem passar os navios livremente, e creio que a despesa não chegará a 2:000$000 réis, abstraindo-se do custo dos utensílios.
A última cachoeira é a do "Riachão" que é um baixio mais extenso com algumas pedras soltas. Na ocasião de minha passagem nesse lugar já havia tanta água no rio que não era possível avaliar-se o trabalho necessário para a remoção deste obstáculo, porém parece não ser difícil a remoção das pedras, que podem pôr em perigo a navegação.
Não sendo possível fazer-se atualmente um exame minucioso nesses lugares por causa de terem já crescido muito as águas do rio, devo