como tributários do lado do Maranhão: o Cajueiro, Guarimandiua, Apara, Apuí, Puranga e Panema; do lado do Pará: o Surubiju; e de um e outro lado alguns outros riachos menores, que ainda não têm nomes.
Como todos os rios pequenos, procura o Gurupi nesta extensão seu caminho em mil voltas caprichosas que aumentam a distância em linha reta entre os dous pontos extremos de 97,5 km a 190 km, portanto o mais do dobro. Estas voltas, em grande parte apertadíssimas, são um obstáculo extraordinário à navegação. Todavia parece-me que lanchas a vapor poderiam navegá-lo ainda na vazante das águas, se não fosse um outro obstáculo, que dificulta se não impede uma tal navegação até na época das enchentes, é que consiste na quantidade extraordinária de madeira, que entulha completamente o rio. Atualmente navegam ali apenas canoas, que carregam de mil e quinhentos a dous mil quilogramas, e para que estas possam passar, é preciso um trabalho contínuo de machados. Qualquer árvore das margens, que cai, atravessa o rio e os roçados que os índios costumam fazer, contribuem para aumentar a madeira, que em muitos lugares forma coivaras, que ocupam toda