tem um canal suficiente, há diversas pedras isoladas, que não são muito perigosas, porém todos estes obstáculos podem ser destruídos. Os confluentes são do lado do Piauí: Lagoa, e do lado do Maranhão: Marcelino e um riacho pequeno, cujo nome ignoro.
H, até a barra do Babilonia no Maranhão em 311 km de distância (L. 8° 16' S; Lg. 2° 22' 30" O.). Nesta parte acha-se principalmente a cachoeira do Tatu, que não dá passagem, e além disso existem ainda umas pedras e paus perigosos. Os confluentes são do lado do Piauí: Atoleiro, Bonito, Piranhas e Paracaí; do lado do Maranhão: Lorena.
I, até a barra do Santa Rosa no Piauí em 335 km de distância (L 8° 5' 30" S ; Lg. 2° 18' O.). A cachoeira Se-me-apanha torna esta parte inavegável, porque não tem canal aberto e além disso há um lugar muito raso de 0,77 m de profundidade, onde existem também algumas pedras perigosas. Todavia não é difícil a destruição das pedras tanto da cachoeira como das isoladas, e a escavação do lugar raso. Os confluentes são do lado do Piauí: Poço e Riacho pequeno; do lado do Maranhão: Fosdem e Regalo.