Descrição dos rios Parnaíba e Gurupi

J, até a barra da Limpeza no Maranhão em 367 km de distância (L. 7° 54' S; Lg. 2° 16' O.). Nesta parte há em muitos lugares pedras, porém o canal é franco com exceção da cachoeira do Jacu e de dous outros pontos, onde uma pedra e um pau obstruem o mesmo. No lado do Piauí não há confluentes, no lado do Maranhão: Cavalo, Santo Antonio e Farinha.

K, até a barra do Sobradinho no Piauí em 391 km de distância (L. 7° 44' 30" S; Lg. 2° 12' 30" O.). Algumas pedras destacadas, mas de fácil extração, tornam o rio perigoso. Os confluentes são do lado do Piauí: Jacu e Onça; do lado do Maranhão não há.

L, até o Remanso grande na distância de 427 m (L. 7" 34' S; Lg. 2° 1' O.) que causa muito receio a todos que descem pelo rio em balsas, pois acontece que estas, sendo apanhadas pelo redemoinho, andam nele três e quatro dias, sem poderem sair, até que finalmente o rio mesmo as leva para fora. Todavia não poderá ele incomodar um vapor com marcha regular, nem outra embarcação que tiver uma espia em terra. Também nesta parte existem muitas pedras e alguns paus, que dificultam a navegação. Os confluentes são do lado do Piauí: Mato bom,

Descrição dos rios Parnaíba e Gurupi - Página 55 - Thumb Visualização
Formato
Texto