Estiva e Prata; do lado do Maranhão: Sonhém e Santo Amaro.
M, até a barra de Santo Estevão no Maranhão em 447 km de distância (L. 7° 31' 30" S.; Lg. 1° 5' 30" O.). Existem no rio algumas pedras, porém não perigosas para a navegação. O canal passa entre a ilha de Santo Estevão e a margem piauiense, e ali impossibilita um pau, que se acha no rio, toda a navegação. Confluentes não existem nesta parte.
N, até a cachoeira do Urubu em 481km de distância (L. 7° 24' S.; Lg. 1° 38' O.). Só duas pedras obstruem o canal tendo a cachoeira mesma um canal suficiente. Confluentes não há fora do Floresta, do lado do Piauí.
O, até a ilha do Espinho em 521km de distância (L. 7° 21' S.; Lg. 1° 23' 30" O.). Nesta parte há na ilha de Andrade um canal muito tortuoso e por isso difícil, além disso existe uma pedra e um pau no meio do canal. Os confluentes são do lado do Piauí: Volta, e do lado do Maranhão: Pedra de Fogo.
P, até a barra do Uruçuí no Piauí em 533 km de distância (L. 7° 17' 30" S.; Lg. 1° 18' O.). Existe nesta parte só uma pedra no canal, que deve ser removida. O rio tem adquirido