que se compõem de um barro muito frouxo e arenoso. Isso produz o inconveniente, que de um lado o rio ganhando mais largura, e espraiando suas águas, se torna mais raso e perde na força da sua correnteza; do outro lado aumenta, se diretamente o volume de areia, que se acha dentro do leito do rio e dificulta desta forma seu transporte para o mar. Para obstar a estes inconvenientes não há outros meios senão os seguintes: resguardar as ribanceiras contra o ataque das águas, dando-se-lhes uma inclinação conveniente e cobrindo-as de plantações apropriadas, ou onde o ataque for mais forte, de outras obras, como calçamento, etc, estreitar o leito do rio em tal forma, que as águas baixas sejam contidas em um canal de largura correspondente ao volume d'água, empregando-se para este fim obras de faxina; e finalmente endireitar o curso do rio em algumas voltas apertadas por meio de canais.
Estas obras são dispendiosas, porque hão de abranger uma extensão de muitas léguas, e além disso exigem muito tempo. Por isso não é provável que sejam empreendidas. No estado atual do rio devia ser feita a navegação por vapores mais apropriados do que são os