Pode-se estimar em 2.500t a reserva de tal minério, revelado pelas escavações feitas. Este algarismo permite calcular em 20kg a quantidade de ouro existente na parte do vieiro, ou seja, um total de 70kg de ouro na massa de rocha a descoberto pelos trabalhos de pesquisa.
A uma profundidade maior do que 20m, e talvez um pouco menos, abaixo do ponto mais elevado do perfil geológico, é possível que a rocha se torne cada vez mais compacta e certamente será atingido o gnaisse compacto cujo desmonte exigirá o emprego de explosivo. O nosso cálculo só se refere à parte desmontável por trabalho manual (a picareta) ou jacto hidráulico e, portanto, onde o custo de extração pode ser baixado ao mínimo possível. No momento atual, levando em conta o valor do ouro e as condições locais, acreditamos que o material aurífero em questão possa ser trabalhado, desde que se adote um projeto de extração e tratamento do minério muito bem estudado.
Um problema de solução difícil é o suprimento de água para uma grande capacidade de instalação de tratamento.
Pelo volume de água disponível em um córrego que nasce de um poço situado na propriedade, somos levados a acreditar que não se possa trabalhar mais de cem toneladas por dia.
Neste ponto de vista, outro é o caso da jazida do sítio Caçula, onde trabalhou a Companhia São José d'El Rey Gold Mining Company.
Mina do Caçula
A leste de Bom Jesus e na mesma direção geral do gnaisse e da faixa aurífera já descrita, ou melhor no