Capítulo XI
Estado do Paraná
As minas de Paranaguá e Curitiba foram descobertas pelos paulistas em meados do século XVII, logo após a expulsão dos jesuítas espanhóis do sertão de Guaíra.
Até 1637 as povoações portuguesas somente se estendiam até Cananéia, sendo despovoada toda a costa do Brasil meridional.
Data a povoação de Paranaguá de 1640, e se deve à missão do capitão povoador Gabriel de Lara. Foi ele o descobridor de ouro nos córregos próximo à povoação, jazidas estas que Lara vem registrar na Casa da Moeda de São Paulo, em 1646.
Logo após a notícia do descobrimento acorrem os vicentinos aos bandos para a nova povoação. Em 1648, a pedido de Lara, e tendo-se em vista o desenvolvimento do povoado, é este elevado à categoria de vila, com o nome de Nossa Senhora do Rosário.
Em 1648, Eliodoro d'Ebano, General da Armada das Canoas de Guerra da Costa e Mar do Sul, é encarregado de examinar e proceder ao entabolamento das minas conhecidas, e das que forem sendo descobertas em Paranaguá, ou quaisquer outros pontos das capitanias do Sul.
Pertenceu Paranaguá, até 1656, à capitania de Santo Amaro, ano em que o Marquês de Cocaes criou a capitania de Paranaguá.