As minas do Brasil e sua legislação

"Alto Arinos. Uma parte das suas primeiras águas brota a poucos metros de distância das nascentes do Paraguai, na Chapada Diamantina. São águas para o vale do Amazonas. Outra parte das suas águas brota na Serra Azul, donde também derivam as nascentes do Rio Cuiabá. São águas para o vale do Rio da Prata. É portanto um legítimo divortium aquarium entre a bacias do Amazonas e do Prata. As aluviões das cabeceiras do Arinos são também auríferas e diamantíferas. São notáveis as aluviões do Rio Sumidouro e as minas de Galera, Lavrinhas, Ouro Fino e São Vicente.

"Alto Cuiabá. Nas proximidades da cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, as aIuviões do Rio Cuiabá são também auríferas até a sua confluência com o Rio São Lourenço. Essa cidade é atravessada pelo Córrego da Prainha, notável pelo grande número de belas pepitas de ouro que tem fornecido. No sul da cidade está situada a famosa região de Forquilha, donde Miguel Subtil extraiu em um só dia sete quilos de ouro, e durante um mês, 400 arrobas.

"Entre Forquilha e a extinta Fábrica de Pólvora, no lugar denominado Capela, ainda se encontram grandes depósitos de cascalhos lavados pelos antigos (nos lugarejos Conceição e Facada).

"Meia légua abaixo de Cuiabá faz barra o Coxipó-Mirim ou Coxipó do Ouro. Este rio foi dragado pelo autor citado.

"O Coxipó do Ouro tem suas nascentes no planalto da Chapada, povoação de Santana, ex-vila Guimarães.

"A Chapada de Santana ou Serra de São Jerônimo serve igualmente de cabeceira do Rio das