As minas do Brasil e sua legislação

Na direção do alto da Serra de Paranapiacaba, ao contrário, tornam-se de menos em menos metamórficos, e encontram-se exposições de filitos. Isto faz crer que as formações xistosas de Itapecirica sejam um termo de transição entre o Arqueano e o Algonquiano, ou talvez correlatas à série São Roque.

Na zona superficial, os vieiros exibem apenas quartzo cariado ferruginoso, com ouro visível. Mas a partir de 15 a 20m de profundidade a pirita se apresenta inalterada e tem, às vezes, como companheira a galena e mais raramente covelita.

O teor médio do minério não deve estar longe de dez gramas por tonelada, na zona trabalhada.

Os dados superficiais colhidos na jazida não eram de molde a aconselhar instalações definitivas, antes de uma conscienciosa prospecção dos vieiros, com a cubação prévia de uma determinada quantidade de minério, capaz de amortizar, pelo metal produzido, as instalações.

A Sociedade Mineração Itapecirica não teve o cuidado de realizar as pesquisas imprescindíveis, e tratou logo de instalar um engenho, modesto aliás, com pilões californianos, calhas revestidas de baeta, para recuperar o ouro livre, e moinhos de bolas onde se processava a amalgamação do ouro restante. Com essas despesas, com as instalações exageradas da mina e sobretudo com a onerosa administração, que incluía vários engenheiros e empregados de categoria, percebendo altos ordenados, cedo esvaiu-se o capital da empresa.

Depois do insucesso, e em seguida a uma fase de paralisação dos trabalhos, a mina foi retomada e acha-se agora (1937) em regime, por bem dizer, de pesquisa, que é por onde se deveria ter começado.

Ao lado da propriedade da Companhia Mineração Itapecirica encontra-se o sítio do Congonhal, adquirido