As minas do Brasil e sua legislação

A região é constituída de filitos da Série de São Roque (Algonquiano), ordinariamente muito empinados e cortados por diques de pegmatito, muitos dos quais estão sendo explorados para caulim, e por vieiros de quartzo, que de longa data se sabe serem auríferos. Estes diques e vieiros se relacionam geneticamente aos grandes batólitos de granito porfiroidal que se avistam em Parnaíba, São Roque, etc.

As primeiras pesquisas para ouro em Araçariguama foram feitas, neste século, pelo engenheiro Guilherme Florence. Em 1924, o engenheiro Djalma Guimarães fez uma amostragem dos afloramentos, concluindo merecer a jazida uma prospecção cuidadosa. Em 1926, o General George Ralston, que adquirira a propriedade, iniciou a prospecção do vieiro.

Em sete anos de trabalhos, abriu-se na encosta do morro onde aflora o vieiro, um longo túnel reto e de nível, de onde se derivam outras galerias e planos inclinados acompanhando o vieiro. Verificado que este apresentava inclinação de 40º-45º, caindo para norte, iniciou-se a perfuração, próximo à entrada do túnel, de um poço vertical para alcançar o vieiro em horizonte mais baixo e drenar a mina.

Ao mesmo tempo foram experimentadas uma série de instalações para tratamento do minério, nem sempre bem conduzidas, dispendendo-se muito dinheiro inutilmente. Somente depois de verificar, pelos repetidos insucessos, a incapacidade dos "práticos" estrangeiros, contratou o General Ralston os trabalhos de um engenheiro de minas brasileiro, Dr. Ramiro Miranda, que está conduzindo os serviços com a necessária cautela e dentro das normas técnicas.

Segundo informações do Dr. Miranda, a capital invertido na propriedade se elevava a perto de dois mil contos de réis.