A COMPANHIA EDITORA NACIONAL, de São Paulo, que, por feliz iniciativa do eminente escritor Sr. Fernando de Azevedo, tomou a seu cargo as reedições, na série Brasiliana da Biblioteca Pedagógica Brasileira, das obras completas do grande publicista alagoano A. C. Tavares Bastos, dá hoje à estampa, reunidos num só volume, alguns panfletos e monografias, que, não obstante o seu alto interesse histórico e cultural, são por assim dizer quase desconhecidos, devido à extrema raridade desses opúsculos.
Os Males do Presente e as Esperanças do Futuro, publicado em 1861, sob o pseudônimo de Um Excentrico e dedicado a José Bonifacio(1) Nota do Prefaciador, é um pequeno folheto de 35 páginas, onde o jovem publicista, recém-saído da Faculdade, manifesta o entusiasmo que, na sessão da Câmara dos Deputados, realizada em 28 de junho daquele ano, lhe despertara a eloquência do grande orador, "o herdeiro do mais belo nome da nossa história".
Nesse já vigoroso estudo em que, com tão lúcida visão dos problemas nacionais, analisa o autor os vícios da época para desvendar os horizontes do futuro e propor os remédios que julgava adequados à situação, encontram-se em esboço quase todas as ideias pelas quais esse "profeta do liberalismo" haveria de tresdobrar a sua atividade, na tribuna do parlamento, nas colunas da imprensa